quinta-feira, 17 de abril de 2014

Nasa: descoberto primeiro exoplaneta habitável do tamanho da Terra

Cientistas descobriram o primeiro planeta fora do Sistema Solar de tamanho semelhante ao da Terra e onde pode existir água em estado líquido, o que o torna habitável.
A descoberta reforça a possibilidade de encontrar planetas similares à Terra na nossa galáxia, a Via Láctea, segundo uma equipe internacional de astrônomos liderada por um profissional da Nasa. O trabalho foi publicado na edição desta quinta-feira da revista científica americana Science.
"É o primeiro exoplaneta do tamanho da Terra encontrado na zona habitável de outra estrela", destaca Elisa Quintana, astrônoma do centro de pesquisas Ames, da Nasa, que ficou à frente da pesquisa.
"O que torna esta descoberta algo particularmente interessante é que este planeta, batizado de Kepler-186f, tem o tamanho terrestre e está em órbita ao redor de uma estrela classificada como anã, menor e menos quente do que o sol, na zona temperada onde a água pode ser líquida", afirmou.
Considera-se que esta zona seja habitável poque a vida como a conhecemos tem possibilidades de se desenvolver naquele ambiente, segundo os pesquisadores.
Para Fred Adams, professor de Física e Astronomia da Universidade de Michigan, "trata-de de um passo importante na busca para descobrir um exoplaneta idêntico à Terra".

sábado, 5 de abril de 2014

José Wilker, ator da Rede Globo, morre aos 66 anos.


De acordo com informações da Rede Globo, morreu na manhã deste sábado, 5, o ator José Wilker, aos 66 anos. Não há informações oficiais sobre a causa da morte, mas há hipótese de infarto. O artista estava em sua casa no Rio de Janeiro e deixa as filhas Isabel, Mariana e Madá Wilker. 

Nascido em Juazeiro do Norte (CE), em 1947, Wilker iniciou sua carreira na comunicação como locutor de rádio no Ceará e se mudou para o Rio de Janeiro aos dezenove anos. Participou de seu primeiro filme em 1965 ao lado de grandes atores e atrizes como Fernanda Montenegro. Fez sucesso também em 1979 com o filme Bye Bye Brasil e, depois, em o Homem da Capa de Preta.

Entre várias novelas na ITeia Rede de Cultura Globo, trabalhos como comentarista de cinema, ele interpretou personagens célebres como o ex-presidente Juscelino Kubitschek na minissérie JK. Foi Jesuíno Mendonça na nova versão da novela Gabriela. No último trabalho de novela, interpretou Herbert em "Amor à Vida", exibida na Rede Globo.

Também na Globo, comandou a direção da série humorística Sai de Baixo (1996) e as novelas Louco Amor (1983), de Gilberto Braga, e Transas e Caretas (1984), de Lauro César Muniz.

Amante de cinema, tem aproximadamente quatro mil fitas em casa. Mostrou ao público essa faceta assinando uma coluna semanal sobre o assunto no Jornal do Brasil e fazendo comentários de filmes nos canais de televisão por assinatura Telecine da Globosat. Era também comentarista oficial da transmissão da premiação do Oscar da Rede Globo. Além de apresentar o programa Palco & Platéia, que é transmitido pelo Canal Brasil