domingo, 17 de junho de 2012

Dois ex- senadores filhos de Tarauacá: Altevir Leal(memória) e Nabor Júnior


Altevir Leal (Tarauacá, 24 de julho de 1928 – Rio Branco, 1999) foi um armador, comerciante, industrial e pecuarista brasileiro que exerceu dois mandatos de senador pelo Acre.
Filho do português Avelino Leal e de Maria Assunção Morais Leal. Com pai comeciante logo seguiu essa profissão e exerceu outras sendo que o primeiro membro da família a seguir carreira política foi seu irmão Albanir Leal que fora eleito suplente de deputado federal pelo PSD em 1962 e foi efetivado em 28 de setembro de 1966, dias após a nomeação de Jorge Kalume para o governo do Acre. Altevir Leal ingressou na ARENA e foi eleito primeiro suplente do senador Geraldo Mesquita em 1970 sendo efetivado após a escolha do titular para governador do Acre pelo presidente Ernesto Geisel em 1974. Em 1978 foi eleito primeiro suplente do senador José Guiomard sendo efetivado após a morte do titular em 1983 quando já estava filiado ao PDS. Altevir morreu em 31 de janeiro de 2001.
"A família Mota deve muito respeito e gratidão a este homem, pois se não fosse por ele, que acolheu meu pai João Mota, seu irmão de criação, para que ficasse trabalhando em sua propriedade para que  os filhos podessem estudar, talvez eu não fosse o que sou hoje. Tenho muito respeito por ele como um homem público que foi e, também, sou muito grato por tudo que fez por meu pai, por toda a nossa família, e ainda por ter sido meu padrinho. Nossas considerações ao saudoso Altevir Leal". 

Nabor pede voto de pesar pela morte do ex-senador Altevir Leal

O senador Nabor Júnior (PMDB-AC) apresentou requerimento  para inserção em ata da sessão do Senado, de um voto de profundo pesar pelo falecimento do ex-senador Altevir Leal,  em Brasília. O requerimento foi aprovado em plenário. 
Nabor lembrou que o ex-senador tinha caráter franco e inteligência viva e em sua vida política jamais permitia que a divergência se transformasse em confronto irracional. "Adversário para ele não era sinônimo de inimigo; a discussão de ideais não poderia ser um pretexto para inviabilizar o diálogo sensato, prudente e construtivo", ressaltou. 
O requerimento também solicitava o envio de condolências do Senado à viúva do ex-senador, dona Dulcídia e aos quatro filhos do casal. "Nessas homenagens singelas, o Senado estivera documentando a gratidão e o reconhecimento devidos à memória de Altevir Leal e à sua participação marcante nos trabalhos legislativos da Casa", concluiu Nabor Júnior.
 Navio BANDEIRA de propriedade do senhor Altevir Leal (moldura pintada)
 Navio BANDEIRA ancorado no porto do armazém Leal Maia, sendo abastecido de borracha e madeira para serem transportadas para Manaus e Belém. 
Voadeira do senhor Altevir Leal, navegando nas águas do rio Tarauacá.
Nabor Teles da Rocha Júnior (Tarauacá, 7 de novembro de 1930) é um seringalista, comerciante e político brasileiro que foi eleito governador do Acre após vencer o pleito de 1982.
Filho de Nabor Teles da Rocha e Rosaura Mourão da Rocha. Secretário de Fazenda do governo Edgar Cerqueira foi eleito deputado estadual em 1962, 1966 e 1970 e deputado federal em 1974 e 1978, perído em que migrou do PTB para o MDB após o Regime Militar de 1964.
Restaurado o pluripartidarismo migrou para o PMDB e em 1982 passou para a história como o primeiro governador do Acre eleito pelo voto direto após vinte anos e ao renunciar ao cargo em 1986 permitiu a efetivação de Iolanda Fleming, a primeira mulher a governar um estado brasileiro.Eleito senador em 1986, sendo reeleito em 1994, não conquistando, porém, um novo mandato em 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário