sexta-feira, 25 de outubro de 2013

25 de outubro dia do dentista

Nesta sexta, 25 de outubro, comemora-se o Dia do Dentista

Nesta sexta-feira, é o dia em que se comemora a profissão de mais de 245 mil profissionais no Brasil Foto: Shutterstock
Nesta sexta-feira, é o dia em que se comemora a profissão de mais de 245 mil profissionais no Brasil
Foto: Shutterstoc
Nesta sexta-feira, é o dia em que se comemora a profissão de mais de 245 mil profissionais no Brasil. Os cirurgiões-dentistas do País correspondem a 19% dos profissionais da categoria do mundo. 
Segundo a Associação Brasileira de Odontologia (ABO), o dentista não é responsável apenas pela saúde bucal da população. Seu trabalho envolve, inclusive, a prevenção de outras doenças no organismo. Pesquisas comprovam que há relação entre a boca e doenças cardíacas e pulmonares, diabetes, hipertensão e nascimento de bebês prematuros, entre outros. “Prevenir, especialmente as infecções de boca, é o melhor remédio”, diz o cirurgião-dentista, Rodrigo Moraes, consultor da ABO.
Com o conceito de prevenção, o Brasil já entrou no grupo de países com baixa prevalência de cárie, segundo classificação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Em 2003, quando foi divulgada a primeira edição da pesquisa, quase 27% das crianças brasileiras de 18 a 36 meses apresentaram pelo menos um dente decíduo com cárie, sendo que a proporção chegava a quase 60% nas crianças de cinco anos de idade.
Atualmente, existem cerca de 21.700 equipes de Saúde Bucal (ESBs) no País. Aproximadamente 4800 municípios são atendidos pelos profissionais.
A visita periódica ao cirurgião-dentista é recomendada para todas as fases da vida. Há profissionais especializados no cuidado com a saúde bucal do paciente em todas as idades. “Pacientes com bons hábitos de higiene bucal, visitas regulares ao dentista e providos de cuidados no controle de doenças crônicas podem ter vida normal e reabilitar-se em termos de qualidade de vida”, afirma o especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário